Alunos dos 9°s anos embarcam numa jornada de autodescoberta para serem melhores empreendedores

Você já encontrou o seu Ikigai?

Alunos dos 9° anos embarcam numa jornada de autodescoberta para serem melhores empreendedores. O que te motiva se levantar pela manhã? Foi com essa pergunta que o Professor Michel Marchi, de Empreendedorismo, começou essa jornada de autodescoberta e Ikigai com os alunos dos 9° anos nesse primeiro bimestre. Eles realizaram diversas tarefas voltadas para a busca de seu Ikigai, finalizando como uma devolutiva individual com o professor Michel. A descoberta, a autodescoberta, o Ikigai, a felicidade e o medo foram os pontos de exploração dessa jornada.

“Para que eles descubram suas potencialidades é preciso que eles se descubram”, comenta o professor.

O que é esse tal Ikigai?

Ikigai é um conceito japonês antigo que indica a sua razão de viver, é o motivo que faz você acordar todos os dias. Para encontrar o seu Ikigai, é fundamental que você identifique o que você gosta de fazer e que te faz feliz. Respostas como “adoro viver ou quero viver por um longo tempo” não são propósitos sustentáveis. Há que se encontrar o ponto ou pontos que deem sentido à sua vida para que você siga motivado em sua jornada.

Como encontrar seu Ikigai?

Todos, de uma forma geral, queremos demasiadamente alcançar o sucesso e grandes metas, e isso, na maioria das vezes, acaba desestimulando. O ideal para encontrar o seu Ikigai é partir de objetivos pequenos até chegar nos maiores objetivos ou metas de vida.

O conceito do autoconhecimento do Ikigai se baseia pela união de quatro áreas básicas da nossa vida.

• a paixão
  • a vocação
  • a profissão
  • sua missão de vida

Para ajudar você a pensar e possivelmente encontrar o seu Ikigai, é preciso parar e refletir na resposta para as quatro perguntas abaixo. Para começar a encontrar o significado e valor para sua vida, responda estas questões:

1. O que você ama?
  2. O que você é bom em fazer?
  3. Como eu analiso meu passado e quais minhas perspectivas para os próximos cinco anos?
  4. O que você faz que é bom para o mundo?