Laboratório do 6º ano: A transformação química de leite em plástico

Atividade demonstrou a ocorrência de uma transformação química

A professora Andrea Saragoça desenvolveu uma atividade com os alunos do 6º ano no laboratório visando a observação e avaliação das transformações químicas.

Os alunos estão estudando as transformações químicas e físicas e a professora propôs um experimento para demonstrar a ocorrência de uma transformação química utilizando leite e vinagre.

O plástico que conhecemos é um polímero, isto é, uma grande molécula formada por vários pedacinhos que se repetem. O plástico de leite, por sua vez, é composto por uma proteína chamada caseína que é formada por pedacinhos também, os aminoácidos, tornando-se um polímero natural.

Antigamente os botões de roupas eram feitos de Caseína e acrescentavam formol para ficarem mais brancos.

A aula prática demonstrou essa transformação e foi muito produtiva e elucidativa.

Confira as fotos!

Laboratório do 6º ano: A transformação química de leite em plástico