Uma homenagem aos livros – Ensino Fundamental Anos Finais – C.N.S.R.

387

Os livros transmitem conhecimentos, culturas e a história do homem não só é preservada como também transmitida de geração para geração.

No Dia Mundial do Livro também é celebrado o Dia dos Direitos de Autor. A data foi criada para encorajar as pessoas a descobrirem os prazeres da leitura e conhecerem a contribuição dos autores de livros através dos séculos.

A Unesco escolheu a data em 1995, em Paris, durante o XXVIII Congresso Geral. O dia 23 de abril foi escolhido por ser a data da morte de três grandes escritores da história: William Shakespeare, Miguel de Cervantes, e Inca Garcilaso de la Vega.

É comum algumas pessoas dizerem que não têm paciência para ler um livro, no entanto, é tudo uma questão de hábito, de transformar a leitura em prazer. Vale lembrar que, além dos livros didáticos, previstos em diversas etapas dos estudos, é importante buscar outras obras de interesse, independentes do conteúdo.

O hábito da leitura deve ser estimulado ainda na infância para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e, acima de tudo, prazeroso. Uma leitura realizada com prazer desenvolve a imaginação, a escuta atenta e a linguagem.

Se você fosse um livro, qual tipo de livro seria e por quê?

Compartilhe nos comentários sua resposta. Um abraço e boa leitura!

Professor João Bezerra