06/05 É Comemorado o Dia da Matemática – C.N.S.R.

Os alunos do 3º ano C e Ensino Médio apresentam para nós a importância dessa data e como a matemática está presente no nosso dia a dia.

O Dia da Matemática, também conhecido como Dia do Matemático ou Dia Nacional da Matemática, é celebrado anualmente em 6 de maio. A escolha do 6 de maio é uma homenagem a Júlio César de Mello e Souza, professor de matemática e escritor brasileiro que nasceu em 6 de maio de 1895, no Rio de Janeiro.

A aprendizagem da matemática baseia-se no tripé entender-fazer-praticar. Em outras palavras, a disciplina demanda treino!

Na nossa rotina para não deixar a aula monótona, especialmente na aula de matemática, que requer bastante concentração, durante a transmissão do conteúdo, fazemos pequenas pausas e utilizamos vídeos curtos — de preferência divertidos com o intuito de quebrar o estresse e atrair novamente a atenção dos alunos. Também mesclamos diversas estratégias, como:

Usamos da realidade e relacionamos os conteúdos nas aulas, simulamos situações da vida real e, de preferência, relacionamos os problemas com outras disciplinas, como por exemplo, em Geografia: gráficos relacionados à pandemia do Covid-19. A tecnologia abriu novas possibilidades, é possível criar gráficos com situações que fazem parte da realidade dos alunos ou iniciar a aula com um vídeo ou notícia sobre um tema atual que permita fazer um gancho com os conceitos a serem ensinados.

Reforçamos a criatividade e a autoria dos alunos, evitamos propor as mesmas atividades e tarefas para todos, oferecemos tarefas customizadas empregando a tecnologia, encorajando a criatividade na matemática! Pedimos que os alunos que utilizem meios criativos para descrever um conceito matemático (podendo ser um vídeo, uma animação). Eles se sentem mais estimulados, até mesmo para discutir o “seu” problema com o colega.

E por fim, utilizamos a aplicação dos jogos como uma oportunidade de socializar os alunos, desenvolvendo a cooperação mútua, na participação da equipe na busca incessante de elucidar o problema proposto pelo professor, incitando a apresentar o resultado interessante e desafiador.

Confira!