12 dicas para ajudar seu filho a aprender de forma divertida

104

  1. Explore canais educativos do Youtube: “Ticolicos”, “Universidade das crianças”, Mundo Gloob”, Papo de biólogo”, “Manual do mundo”, Toda a Matemática”, “Ramona TMJ”, “Space today”, “Física total”, entre outros. Estes canais educativos conseguem oferecer de forma lúdica e criativa conteúdos que ajudam na aprendizagem dos alunos.
  2. Realize passeios virtuais em museus: “Masp”, “Louvre”, “Metropolitan Museum of Art”, “Pinacoteca São Paulo”, “Casa de Anne Frank”, “Museu nacional de antropologia do “México , no Google você encontrará muitos museus!! Estes espaços são alternativas importantes para acessarem os conteúdos de forma clara e diferente da sala de aula.
  3. Para potencializar o Inglês, que tal cantar músicas no Karaokê? Sugestões de app: “Smule”, “WeSing”, “StarMaker Lite” …
  4. Jogue seus games favoritos! Mas mude o idioma! Também dará um “up” na língua inglesa.
  5. A Netflix, Amazon e outros canais pagos têm várias séries e documentários que exploram ciência e tecnologia: “A era dos dados”, “Mundo mistério”, “Bill Nye Saves the world”, “Nosso planeta” (são sensacionais!!).
  6. Explore a cozinha com seu filho!! Aprendemos muito quando preparamos um prato. Lendo e interpretando as receitas, trabalhando com medidas e quantidades, entendendo a fermentação, compreendendo o valor nutricional, reaproveitando os alimentos…Portanto: mãos na massa!!! Além de ser uma ótima oportunidade para estreitar a relação entre pais e filhos neste momento onde as habilidades emocionais são tão exigidas.
  7. Estimule o raciocínio através dos jogos; dama, xadrez, stop!! Este hábito cria estratégias na solução de problemas tão necessárias na vida da criança, do jovem e do adulto.
  8. Arrume um tempo para a oficina da criatividade: pintura com texturas, colagens, aplicações…existe muito aprendizado em aplicar a mistura de cores, proporções e criatividade. Trabalhar outras habilidades além das cognitivas são essenciais para o desenvolvimento do ser humano na sua totalidade.
  9. As atividades esportivas aumentam a capacidade de concentração, o raciocínio lógico e a memorização! Correr, caminhar, jogar bola, participar de brincadeiras com muito movimento potencializam o aprendizado e possibilita uma formação de um estilo de vida saudável e promoção da qualidade de vida.
  10. Faça uma rodada divertida de QUIZ com a família!! Explore modelos na internet: “Show do milhão”, pt.quizur” e muitos outros. Pode facilitar a busca por informações e o trabalho cooperativo.
  11. Estimule a coordenação motora dos pequenos! Ajudará no processo de letramento e escrita. Explore o “neurosaber.com.br/jogos-ludicos”,”“blog.rhemaeducacao.com.br/psicomotricidade-atividades/.

Pratique o “Ser e transformar” em casa! Muito diálogo, espiritualidade, empatia, resiliência e solidariedade! Eles são essenciais para que nossas crianças e jovens edifiquem os valores, caráter e atitude para um aprendizado consciente e feliz!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here