Alunos dos 4ºs anos A e B entendem o ecossistema através de terrários

Construindo, observando e registrando informações sobre o ecossistema: A construção de Terrários.

O planeta Terra é sistêmico. Um componente deste sistema que não funcione bem afeta todo o sistema.

O homem faz parte deste sistema e muitas vezes não percebe o seu funcionamento e a importância deste para a preservação das espécies.

A construção e observação dos ciclos da natureza em miniatura permite que o aluno se conscientize do processo que gera vida e conhecendo terá mais condições de proteger e preservar o planeta.

Planejar e executar ações para promover a própria aprendizagem a partir de estímulos e desafios faz parte da conquista da autonomia, que é uma das habilidades desenvolvidas com os alunos dos 4ºs anos.

Para tanto, os alunos foram desafiados a pesquisar, compartilhar informações e concluir sobre o que seria preciso para construirmos um terrário com todos os elementos necessários para um bom funcionamento.

O projeto, proposta pelas professoras Estela e Daniela, culminou na construção de lindos terrários, mas não termina aqui! Foi apenas uma sementinha plantada no coração e entendimento dos alunos para que estes sejam cada vez mais guardiões da natureza!

Confira os vídeos!

Quantas Estrelas?