A importância da Arte e seu papel na Educação Infantil

Alunos do Infantil experimentam a arte em um processo de aprendizado lúdico e libertador.

Demonstrando que o objetivo principal é trabalhar a arte de maneira ampla, incentivando a produção do aluno e permitindo que o mesmo desenvolva o gosto pelo belo, pelas artes de forma geral, a arte não está limitada a sua disciplina; abrange todas as demais áreas e engloba toda à área cognitiva, social e psicológica das crianças, trazendo uma visão mais crítica e perceptiva diante da realidade que o cerca.

A arte é uma forma de sentir a vida e, ao se sensibilizar diante do mundo, as crianças se tornam melhores seres humanos, pelo fato de permitir expressar o seu mundo interno de uma forma que estimule a criação, o aprender e o inovar.

Quando a criança desenha, pinta, ou realiza outras atividades de expressão artística, sem se dar conta estará expressando emoções e sensações, inclusive as que se encontram mais profundas dentro do seu ser, porque as emoções estão presentes dentro de nós desde que nascemos.

Quando trabalhada e estimulada desde a mais tenra idade, as crianças são capazes de na vida adulta tornar-se portadoras dos verdadeiros valores essenciais à vida. Assim, a arte tem a graça de possibilitar o desenvolvimento de atitudes como o senso crítico, a sensibilidade e a criatividade; além, é claro, de proporcionar à criança uma leitura do mundo e de si própria.

Assim as crianças do Mini Maternal, da professora Elis, realizaram a atividade de pintura coletivamente, onde além de trabalharem sua criatividade trabalharam também as diversas formas de coletividade.

A importância da Arte e seu papel na Educação Infantil
Quantas Estrelas?