CNSR Artigos: Um novo modelo de construção de conhecimento e de fazer educação

Mariza Cavinato, diretora do Colégio N. Sra. dos Remédios, fala sobre as rápidas transformações que ocorrem na sociedade e como esse cenário impacta a forma de ensino e a formação de alunos

Usando um jargão, de quem se destina a observar a sociedade, afirmo que estamos em processo de mudança que atualmente se tornou evidente em todos os segmentos; mudanças que nos fazem refletir sobre os paradigmas e crenças que pareciam verdades absolutas, mas que hoje já se apresentam com formato muito distintos.

A educação pode se colocar na posição de refém ou de protagonista.

Refém: se não se dedicar à criação de novos modelos educacionais, inovar na formação dos jovens que possam corresponder às novas expectativas do mercado. Protagonista: se posicionar como responsável por construir novos conhecimentos e desenvolver novas competências para as inteligentes intervenções sociais.

Fazer e ensinar, formar e informar ainda são as bases para a escola garantir o saber; ao refletir sobre o futuro a escola precisa considerar que qualquer identidade acadêmica, isto é, títulos e formação do profissional está estritamente aliada aos seus valores e às suas atitudes. Não é dificil entender que não basta saber matemática e suas infinitas operações, é preciso saber como lidar com os problemas instutucionais e pessoais.

É preciso saber que as fórmulas matemáticas ajudam a solucionar algumas situações pontuais, mas é muito mais importante saber que a inteligência emocional, a resiliência e a empatia é que realmente farão com que o profissional se mantenha no mercado de trabalho.

O CNSR está atento aos desígnios de um futuro indefinido e, por isso, constitui sua prática pedagógica embasada em projetos e vivências que metabolizam as dificuldades e potenciazam as habilidades. Está direcionado para o desenvolvimento do SER TOTAL esse ser capaz de enfrentar os desafios e buscar soluções éticas e inteligentes.

Formação cristã, trabalhos com projetos, força no segundo idioma e resultados no ENEM são metas inegociáveis do CNSR; felicidade em conviver, protótipo de um profissional do futuro e responsabilidade social são os quesitos comprovados nos alunos que fazem parte do público do Colégio Nossa Senhora dos Remédios.

CNSR Artigos: Um novo modelo de construção de conhecimento e de fazer educação
Quantas Estrelas?