23/05 Dia de Pentecostes – Espiritualidade C.N.S.R.

66

Os alunos do 3º ano B, da professora Alessandra, explicam pra nós como surgiu essa data que hoje é considerada tão importante em nosso meio.

O dia de Pentecostes é uma data muito especial para o catolicismo, sendo até mesmo considerada o “aniversário da Igreja Católica”. A palavra em si tem origem grega e significa quinquagésimo. Para nós, católicos, é a data que marca 50 dias após a Páscoa, a data que marca a descida do Espírito Santo à Terra.

História

Algumas semanas depois da Ascensão de Jesus Cristo, os discípulos tinham se recolhido em Jerusálem com Maria, a mãe de Deus, para observar a “Celebração da Colheita” um dia de alegria, onde o povo oferecia a Deus os primeiros frutos que a terra tinha produzido.
A ocasião em si não foi de muita comemoração já que os discípulos estavam ainda confusos e inseguros sobre qual caminho seguir e o que fariam. Muitos ainda estavam de luto. Mas, não imaginariam que esse dia mudaria a vida deles, como relatado na passagem de Atos 2:2-4:
“E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.”
Todos ali foram tomados pelo Espírito Santo, que fortaleceu ainda mais a crença deles e lhes deu coragem e o dom das línguas. Isso fez com que eles conseguissem falar com outras pessoas sem a barreira do idioma, e consequentemente, pregar e levar a palavra de Cristo para mais e mais pessoas

No Antigo Testamento, o Pentecostes era celebrado tradicionalmente pelo povo hebraico como Shavuoth, que significa “Semanas”. Nesta época, o significado desta celebração era agradecer a Deus pela colheita e lembrar do dia em que Moisés recebeu as Tábuas com as Leis Sagradas (Torah). “A partir do dia seguinte ao sábado, o dia em que vocês trarão o feixe da oferta ritualmente movida, contem sete semanas completas. Contem cinquenta dias, até um dia depois do sétimo sábado, e então apresentem uma oferta de cereal novo ao Senhor.” (Levítivo 23,15-16)

Quem é o Espírito Santo?

O prometido por Jesus veio em Pentecostes: “…ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem a realização da promessa do Pai a qual, disse Ele, ouvistes da minha boca: João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo dentro de poucos dias” (At 1,4-5).

Espírito que procede do Pai e do Filho: “quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade que vem do Pai, ele dará testemunho de mim e vós também dareis testemunho…” (Jo 15 26-27). O Espírito Santo é Deus com o Pai e com o Filho. Sua presença traz consigo o Filho e o Pai. Por Ele somos filhos no Filho e estamos em comunhão com o Pai.

Qual é sua missão?

Introduzir-nos na comunhão do Filho com o Pai, santificando-nos e fazendo-nos filhos com Jesus. Fortalecer-nos para a missão de testemunhar e anunciar Jesus ao mundo. Para isso recebemos a plenitude de seus dons bem como a capacidade de proclamar a todos a quem somos enviados o Evangelho de Jesus. O Espírito Santo é o AMOR do Pai e do Filho derramado em nossos corações.O amor é fogo que arde, é chama que aquece e é força que aproxima e une. O milagre das línguas é este: tomados pelo amor de Deus os homens passam a viver uma profunda comunhão e entre eles se estabelece a concórdia e a paz destruída pelo orgulho de Babel, raiz da discórdia e da confusão das línguas. Guiar a Igreja nos caminhos da história para que ela permaneça fiel ao Senhor e encontre sempre de novo os meios de anunciar eficazmente o Evangelho. E isto o Espírito Santo o faz assistindo os pastores, derramando seus carismas sobre todo o Povo e a todos sustentando na missão de testemunhar o Evangelho. É pelo Espírito Santo que Jesus continua presente e atuante na sua Igreja.

Por fim, o dia de Pentecostes nos ensina a buscar todos os dias os dons do Espírito Santo para que possamos ser seres humanos melhores. Confira!