Proposta Pedagógica

1311

A proposta pedagógica do Colégio Nossa Senhora dos Remédios, está baseada na formação do indivíduo como um ser que constrói sua própria história, protagonizando em sua existência valores e princípios de justiça e amor, educando para a vida.

Essa proposta de trabalho, estrutura-se em princípios educacionais Humano -Cristãos, nos pilares da UNESCO: aprender a ser, conviver, fazer e conhecer, e também, e dos princípios e inspiração de Santo Agostinho.

A expressão “educar para a vida” ganha sentido e traça nossos caminhos, na medida que a qualidade do conhecimento ofertada os nossos alunos caminha ao encontro da vida e para a vida de hoje e do futuro, para o mundo do trabalho, para a boa convivência e tolerância social.

Dois eixos orientam as propostas e ações do Colégio: a excelência acadêmica e a formação humana cristã, que   intrinsecamente, relacionados ao processo de ensino aprendizagem, imprimem o nosso jeito de ser e educar.

O processo de ensino diferenciado, busca resgatar valores, como respeito, solidariedade, justiça, honestidade e responsabilidade, através de ações personalizadas e coletivas. Nossa intenção é integrar conhecimentos e princípios éticos, para que o educando, inserido no contexto social, seja capaz de superar quaisquer dificuldades, de maneira madura e responsável, desenvolvendo uma postura de ação/reflexão/ação.

A família é parte fundamental nesse processo, pois é nela que o trabalho ganha força e sentido.

Para o Colégio Nossa Senhora dos Remédios, formar moral e intelectualmente, essa juventude, é ensinar-lhe o compromisso com o outro, com sua comunidade, com sua nação e consigo mesmo para que ganhe a plenitude de ser uma pessoa voltada para o bem.